sexta-feira, 11 de outubro de 2019

CARTA DO APÓSTOLO PAULO À TITO < Estudo >

EPÍSTOLA DO APÓSTOLO PAULO À TITO
Estude com a Bíblia em mãos

Tito era outro dos convertidos do apóstolo Paulo. 
Como gentio (grego), coube-lhe uma dos lugares mais difíceis onde exercer a função de bispo de uma Igreja:  Creta, notória os seus mentirosos "e cabeças quentes".
Como tributo ao seu caráter, foi indicado por Paulo para aquela difícil tarefa, e, enaltecendo tal crédito, ele foi um sucesso. Perfeitamente capaz para estabelecer bom relacionamento com os novos cristãos, possuía grandes qualidades de diplomata (imprescindíveis aliás a qualquer pessoa que pastoreia um grupo de pessoas). 

Esta foi uma carta escrita simultaneamente a primeira Epístola de Paulo a Timóteo, e ambas tratam de alguns problemas comuns, como a diferença fundamental de que uma se dirigia a um povo culto, enquanto outra a gente "criadora de problemas". 
Nela fica evidenciado que mesmo os cristãos eram de difícil tratamento, que requeriam mão muito firme.

Carta bastante curta, mais intensa nos seus ensinamentos. 
Coisas erradas tem de ser disciplinadas. 
Não se pode permitir que a Igreja de Jesus Cristo sofra em consequência das deficiências de caráter e confusão de ensinamentos que o povo carrega junto com as suas experiências cristãs.
Tanto para administração quanto para aceitação, este assunto é disciplina, e é sempre difícil. Ninguém gosta que "lhe digam o que fazer".  
É muita gente se ressente de qualquer interferência na sua maneira de viver ou de pensar. É aí que a nossa submissão uns aos outros em amor por se torna na dinâmica do nosso relacionamento dentro do Corpo de Cristo. Se alguém vai aprender, deve haver logicamente alguém para ensinar. Se há hábitos não saudáveis, que sejam modificados. 
Ideias incompatíveis com a fé precisam ser corrigidas. 
Esta é a obra do Espírito Santo realizado através de Seus ministros.

Paulo diz a Tito: 
"Repreende-os severamente, para que sadios na fé
(Tito 1. 13). 
Este tipo de autoridade espiritual incorreu muitas vezes em abusos, e levou a extremos de ditadura. Alguns usaram até mesmo sua posição de liderança na Igreja não só para fins ilícitos de proveito financeiro como para o domínio da vontade dos que estavam sobre sua direção espiritual. 
Tais abominações serão certamente julgadas por Deus e os culpados punidos.

O propósito da disciplina espiritual é claramente definida por Paulo: 
"para que sejam fortes na fé". Por esta razão, a Epístola continua nos termos mais práticos possíveis. Capítulo 2 contém alguns dos melhores conselhos dados pelo apóstolo aos membros da Igreja. 
"Sejam temperantes, respeitáveis, sensatos sadios na fé, no amor e na constância
(Tito 2. 2). 
Tais admoestações formam a base da doutrina e da disciplina.

um bom estudo desta Epístola deve ser feito por quantos desejem ter um contorno da ética cristã. Ela contém as pedras fundamentais da nossa filosofia e da nossa conduta. Parece quase simples demais dizer "não briguem", mas isto faz parte da ética cristã. Paulo nos relembra de que uma vez fomos como aquelas pessoas que resolvem seus problemas na base da violência. A diferença que quando Jesus Cristo passou a ser o Senhor da nossa vida, o ódio e a palavra torpe desaparecem dela. 
Entretanto, o apóstolo dos recordes que nós não mudamos a nós mesmos. E de novo o aconselho a que leia vagarosamente estas cartas, para que não lhe passem desapercebidos versículos como este: "não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia. Ele nos salvou mediante o lavar regenerador é renovador do Espírito Santo"
 (Tito 3. 5)

A maioria de nós vive em ambiente onde as pessoas são mentirosas e resolvem suas discussões com luta corporal. Neste aspecto, o Brasil não é muito diferente de Creta, nem o tempo modificou o coração pecaminoso do homem.
Pois, fazemos parte, infelizmente, desse modo de vida. 
Nossas soluções eram aquelas, mas fomos modificados pelo amor e pela graça de Jesus. 
É necessário imaginar também o quanto ainda está por vir.

Próximo Estudo: Epístola do Apóstolo Paulo à Filemon

Com amor em Cristo Jesus
Lúcy Jorge
Serva do Deus Altíssimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão publicados comentários com os seguintes conteúdos:
- Palavrões;
- Ofensas;
Fique na Paz!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...