sexta-feira, 4 de outubro de 2019

CARTA DO AP. PAULO AOS GÁLATAS < Estudo >


CARTA DO APÓSTOLO À IGREJA DA GALÁCIA
Estude com a Bíblia em mãos

Os Gálatas eram gente simples, não sofisticada nas artes de filosofias de Roma e Corinto. Portanto, não seria difícil alguns professores "legalistas" seguir a pregação de Paulo e convencê-los de não ser a graça de Deus suficiente para sua salvação. Orientados na obediência aos princípios da lei, afirmavam não ser Paulo um apóstolo verdadeiro e serem falsos sua doutrina e ensinamentos.

Justamente contra essa formação é que ele escreve esta bela carta aos seus filhos espirituais, "enfeitiçados" pelos professores de cerimônias, e é por isso mesmo que esta Epístola aos Gálatas é tão importante à compreensão da natureza real da salvação pela fé em Jesus Cristo, e pela fé única e exclusivamente.

Paulo ficou tão perplexo com problema provocado por estes falsos mestres, que nem sequer saudou os crentes, como sempre fazia nas outras cartas, mas começou defendendo seus direitos como Apóstolo apto para ser Seu mestre.

A questão levantada é esta: 
A salvação vem mesmo unicamente pela graça de Deus, ou temos que 
"acrescentar algo à obra de Cristo", 
observando cerimônias, ordenanças e obedecendo à lei ?
Paulo com ironia chama esse tipo de legalismo de "evangelho perfeito" e declara que qualquer pessoa que pregasse tal mensagem deveria ser "amaldiçoada" (Anátema).

É muito raro surpreendendo nesta linguagem pesada, mas o assunto é urgente. 
A pureza do Evangelho havia sido deturpada por aqueles que declaravam no circo sangue de Cristo suficiente para salvação. Toda a estrutura da mensagem cristã se via ameaçada. Acaso "obtemos salvação
fazendo certas coisas, ou será ela Dom gratuito de Deus ?

A partir do versículo 11 do primeiro capítulo, e durante todos os segundo,  
Paulo defende seu apostolado
Ele sabia que o Evangelho que pregava lhe havia sido entregue pelo Senhor.  Sua autoridade de ensinar baseado na sua chamada divina para ser Apóstolo. Mas os gálatas precisavam também saber que seu apostolado era provado pelos 12 apóstolos de Jerusalém.

O fundamento de sua pregação das boas novas da salvação pela fé no trabalho completo de Jesus logo começa a ser lançado por Paulo. Ele afirma que se as boas obras fossem suficientes, Jesus jamais precisaria ter morrido. Esclarece que o pecado real não está na quebra das antigas leis judaicas (obrigadas a circuncisão e à comida), mas no retorno à lei para alcançar a salvação.

Os capítulos 3 e 4 falam da escravidão espiritual de todos os terríveis "sob a lei", e declara que quem quiser trocar a liberdade cristã pela observância do legalismo não é senão é louco
Dizem ainda que sob a lei as pessoas eram feitas "filhos de Abraão" através do rito da circuncisão, mas os gentios cristãos já são seus filhos herdeiros da aliança, porque compartilham sua fé. A falsa doutrina da "paternidade de Deus" é desmentida nesta Epístola. 
Nós somos "filhos de Deus mediante a fé em Jesus Cristo"
Gálatas 3. 26

Nos dois últimos capítulos desta carta (5 e 6) encontramos alguns dos mais claros ensinamentos da Escritura relativos à nossa liberdade em Cristo.
Veja as palavras que abre o capítulo 5: 
"para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais de novo a jugo de escravidão
Gálatas 5. 1
Mas esta liberdade se torna escravidão por uma de duas coisas: a obra da lei ou abandono da Fé afim de dizermos na carne. Este é o capítulo onde aprendemos sobre carne versus espírito. E aqui encontramos afirmação de que, E aí vivemos no Espírito, as nove virtudes 
"Amor, Alegria, Paz, Bondade, Longanimidade, Benignidade, Fidelidade, Mansidão, 
Domínio próprio"
(Gálatas 5.22, 23) 
---- serão parte da nossa personalidade.

No capítulo 6 é mencionada a magnitude do perdão e nele se deixa conhecer o coração amoroso de Paulo quando escreve sobre os novos princípios do Reino de Deus. 
Colheremos o que semearmos. 
Eis a mensagem do Evangelho.
Paulo é testemunha fiel dessas verdades.

Próximo Estudo: Carta do apóstolo Paulo aos Efésios.

Com amor em Cristo Jesus
Lúcy Jorge
Serva do Deus Altíssimo

Um comentário:

  1. A paz minha doce amiga, estou maravilhada com esses estudos. Que benção você ter voltado a publicar, senti muito a sua falta. Seus ensinamentos tem me feito prosperar na caminhada com Cristo. Você é verdadeiramente uma benção na obra do Senhor Jesus. Saudades mil. Bjos preciosidade do Senhor. Essa canção é linda demais. AMEI <3

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários com os seguintes conteúdos:
- Palavrões;
- Ofensas;
Fique na Paz!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...