sábado, 12 de outubro de 2019

CARTA DO APÓSTOLO PAULO A FILEMON < Estudo >

CARTA DO APÓSTOLO PAULO À FILEMON
Estude com a Bíblia em mãos

Esta é uma carta de caráter particular, escrita por Paulo à um crente em Cristo de posição social, na qual se refere a um dos seus escravos. 
É composta de apenas um capítulo com 25 versículos, e descreve um dos grandes problemas daqueles dias, a escravidão.

Estas eram as circunstâncias. O escravo, Onésimo, fugira do seu senhor, Filemon e fora para Roma, onde encontrou o apóstolo Paulo, convertendo-se a Jesus Cristo por sua pregação. Paulo amava este jovem como a um filho, mas ele era propriedade legal de Filemon, membro da Igreja em Colosso.

De acordo com as leis da época, Onésimo, depois de ser submetido a terrível punição deveria ser devolvido ao seu senhor. Impossibilitado de mantê-lo consigo sem o consentimento de Filemon. Paulo escreveu esta carta, ao mesmo tempo que enviava um amigo comum, Tíquico, como "apoio moral".

Sua intenção era a dividir o seu irmão na fé que tratasse Onésimo com benevolência. garante que o homem que está voltando é muito diferente daquele que fugiu; já não é mais um escravo apenas, mas um irmão em Cristo Jesus. É pois nessas bases novas que Paulo espera que Filemon receba Onésimo.

Uma coisa importante a ser ressaltado nesta carta que Paulo, não obstante ter como Apóstolo autoridade espiritual para insistir neste comportamento brando, não o fez. Mesmo ele sendo Filemon profundamente devedor, por sua própria conversão, ele não usou o tal fato como justificativa para o bom trabalho de Onésimo.

Pelo contrário esta carta é não só amável e cheia de tato, como repleta de louvores. 
Paulo conhece Filemon. 
Ele tem fé na qualidade do amor cristão, que tem o poder de perdoar. Não há qualquer necessidade de usar de autoridade. O que é nossa vida fazemos por causa de Jesus, fazemos prazerosamente, jamais em "pagamento" por favores que recebemos no passado.

Paulo nesta carta não confronta o problema da escravidão, mas afirma claramente que ela é incompatível com a ética cristã: ela não pode ser nunca fruto do Cristianismo.
Nesta Epístola sentimos a angústia de viver dentro de um sistema mundano que não temos o poder de modificar. Muitos dos males sociais dos nossos dias são frutos de gerações e mesmo séculos de corrupção e decadência moral. O que Paulo nela está dizendo é que, ainda que não sejamos capazes de mudar o mundo em que vivemos, podemos no entanto modificar o nosso mundo interior. Mesmo sujeitos as regras de uma sociedade opressiva e injusta, ainda assim não somos obrigados a ser opressivos nem injustos.

Onde começa a mudança social, 
senão no coração de cada um de nós ?

Como alcançar mudanças na sociedade, senão com um novo tipo de conduta ?

E revoltamo-nos contra Roma ?

Compartilhamos de uma nova teologia que trata das necessidades físicas do homem e negligencia seu coração ?

Paulo diz a Filemon:
"Recebe-o como se estivesse recebendo a mim mesmo
(Filipenses 1.7). 
Isto sim é libertação real isenta de demagogia e no Espírito de Cristo.

Próximo Estudo: A Epístola aos Hebreus

Com amor em Cristo Jesus
Lúcy Jorge
Serva do Deus Altíssimo

Um comentário:

Não serão publicados comentários com os seguintes conteúdos:
- Palavrões;
- Ofensas;
Fique na Paz!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...