quinta-feira, 10 de outubro de 2019

PRIMEIRA CARTA DO APÓSTOLO PAULO À TIMÓTEO < Estudo >

CARTA  DO APÓSTOLO PAULO À TIMÓTEO

Timóteo era filho de um casamento "misto", sua mãe era judia e o seu pai era grego. Morava em Listra, no país que hoje conhecemos como Turquia. 
Foi ali que ouviu a pregação de Paulo sobre Jesus Cristo, e se tornou seguidor do Senhor. Passou a ser um crente tão fervoroso, que quando o apóstolo Paulo visitou Listra novamente, os líderes da igreja local lhe deram a benção para acompanhar o apóstolo. A partir daí, se tornou companheiro constante, leal profundamente amado de Paulo, qual o chamou de "meu filho é fiel no Senhor" (1 Corintios 4.17).

Como muitos de nós, Timóteo era uma combinação de fraquezas e forças. entre seus problemas havia o da covardia, que Paulo teve de encorajá-lo a não envergonhar-se pelo fato de estar seu pai espiritual na prisão. sofrendo de algum tipo de problema estomacal provavelmente em consequência de nervosismo e timidez, Paulo lhe diz: "usa um pouco de vinho, por causa do seu estômago e e suas frequentes enfermidades" (Timóteo 5:23). 
Paulo exigia também muita coragem de Timóteo a fim de ser fiel à sua chamada e usar os dons que recebera.

Por outro lado, Timóteo era um jovem leal apóstolo Paulo e fiel para seguir todas e quaisquer instruções. Não apenas viajou e exaustivamente com ele naquelas complicadas viagens missionárias, como era frequentemente seu enviado pessoal às Igrejas.  Jovem ainda, foi deixado com os novos crentes de Bereia, para continuar o trabalho iniciado Paulo. Isso aconteceu também em Tessalônica.  A Corinto foi enviado quando o Paulo soube de problemas naquela Igreja --- missão aliás nada fácil.

Ao escrever sua primeira carta de Timóteo,  Paulo se encontrava na importante cidade de Éfeso supervisionando os grupos cristãos locais e responsabilizando-se pela escolha de treinamento dos líderes da Igreja.
Esta é uma das cartas pastorais de Paulo. Isto significa que ela não foi escrita para a igreja própriamente, mas para os seus líderes, dando instruções e conselhos de como tratar dos vários problemas de uma comunidade cristã. Ele descreve as qualidades presumíveis de encontrar-se naqueles que se tornariam líderes da Igreja.

Estas Epístolas pastorais (que incluem também a carta a Tito) são cheias de conselhos de como corrigir os ensinamentos falsos e enganosos que começaram a corromper a mensagem do Evangelho. A conclusão de Paulo é a  de que ensinar a verdade a melhor maneira de combater ideias errôneas.

É interessante lembrar que durante aqueles primeiros dias de vida da Igreja não havia edifícios para ela. Os grupos cristãos se reuniam nas casas. Durante aproximadamente 200 anos depois da morte do apóstolo Paulo, Igreja alguma foi edificada, o que significa que centenas de pequenos grupos se reuniam sob a liderança de pastores, os chamados presbíteros.
A despeito da forte perseguição e ausência de qualquer educação formal (escolas bíblicas de seminários), a Igreja cristã primitiva cresceu tanto em número como em estabilidade.
Um dos problemas decorrentes de rápido crescimento é a dificuldade de absorção, correta de pessoas novas pelo grupo de crentes, sem confusão e falsos ensinamentos. 
Este é um problema da Igreja atual. 
O grande sucesso que precedeu a pregação de Paulo, quando muitos grupos novos apareceram de um dia para o outro, foi parte do problema em Éfeso, onde Timóteo era bispo. 
A questão surge quando o novo crente prefere discutir problemas de doutrina ao invés de começar a viver a vida nova de Jesus Cristo. Foi sempre um erro misturar "a bagagem de uma fé morta" com as experiências de vida nova iniciadas no momento em que uma pessoa recebe Jesus como seu único e suficiente Salvador e Senhor.

Quantas vezes Paulo teve de escrever 
"esquecendo-me das coisas que para trás ficam
(Filipenses 3 13) e 
"se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram eis que se fizeram novas
(2 Coríntios 5.17) ?
Paulo se preocupa não apenas confia tenhamos uma doutrina uniforme, mas com que a nossa vida seja o testemunho daquilo em que cremos. Ele sabia ser possível conhecer a Escritura e no entanto comportar-se de forma bem distante daquela que Jesus espera de Seus seguidores.

Você já ouviu alguém dizer: 
"Bem, se um cristão deve ser assim, então tenho certeza de que não quero ser um deles !"?
Devemos lembrarmos de que muitos de nós somos a única "Bíblia" que algumas pessoas leram em toda sua vida. Ou lhes recomendamos Cristo através da nossa vida, ou induzimos a considerar o Cristianismo como algo absolutamente sem valor, inoperante.
Nesta carta encontramos muitas das estações sobre a caminhada do crente em Cristo, válidas e importantes para a igreja do século 21; também alguns dos problemas culturais e sociais, tão diferentes nesses séculos.

Na sua afirmação doutrinária sobre a ligação com o corpo de Cristo Paulo escreveu: "dessarte não pode haver judeu nem grego nem escravo nem liberto nem homem nem mulher de todos vós sois um em Cristo Jesus" (Gálatas 3. 28) mensagem esta, exclusivamente para os judeus.

Nesta Epístola Paulo vale os mínimos detalhes relativo a qualificações para bispos diáconos  e ministros de Jesus Cristo. Em suas instruções não existe nenhum conflito cultural. Elas simplesmente tratam da atitude e espírito do homem chamado por Deus a ministrar as coisas de Deus.

O capítulo final (6), Paulo retorna o programa dos falsos mestres. Ele faz uma distinção entre aquelas pessoas que estão orgulhosas da sua habilidade para levantar questões que nada são além de "perversas disputas de homem de mentes corruptas" e a divindade daqueles que seguem os ensinamentos plenos de Jesus Cristo.
Sua expressa  recomendação deveria ser lida por todos nós que vivemos com esperança, em Jesus Cristo:
"segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão. 
Combati o bom combate da fé. Toma posse da vida eterna"
 (1 Timóteo 6. 11, 12).

Com amor em Cristo Jesus
Lúcy Jorge
Serva do Deus Altíssimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão publicados comentários com os seguintes conteúdos:
- Palavrões;
- Ofensas;
Fique na Paz!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...