terça-feira, 1 de outubro de 2019

A EPÍSTOLA DE PAULO AOS ROMANOS < Estudo >

CARTA DE PAULO AOS ROMANOS
Estude com a Bíblia na mão, pois estaremos citando versículos para seu conhecimento e edificação espiritual

Roma era a capital de um império Mundial. os exércitos romanos haviam conquistado e dominado todas as nações existentes entre a Inglaterra e a Palestina. As magníficas estradas romanas tornaram o transporte fácil, e seus soldados viajavam com segurança.

Por causa da grande perseguição em Jerusalém, os crentes em Cristo foram dispersos por muitos países estrangeiros e muitos deles chegaram a Roma, onde se estabelecera uma grande comunidade cristã. A nova "comunidade - Igreja" era composta tanto de judeus como de gentios que haviam aceitado Jesus como seu Salvador e Senhor. Mas devido ao preconceito racial, notava-se a tendência de ambos os grupos se criticarem uns aos outros.

Foi a essa comunidade de crentes que Paulo escreveu esta carta.
A epístola de Paulo aos Romanos foi chamado de "evangelho segundo Paulo", por ser o mais completo e minucioso relato as verdades cristãs básica. Ela é, sem dúvida alguma, a mais poderosa explicação da mensagem de salvação que se pode encontrar nas Sagradas Escrituras. Se Paulo não houvesse escrito uma única palavra a mais, esta carta aos romanos teria sido suficiente para fazer dele autoridade supremo no tocante às verdades fundamentais sobre Jesus Cristo e a vida eterna.

Esse é o primeiro capítulo, ele descreve a trágica condição moral do homem. As palavras são tão verdadeiras hoje como o tempo em que foram escritas. Todos os homens são condenados por causa da sua impureza moral; sua desobediência às leis de Deus; sua rejeição aos valores espirituais. Ele declara que não há nenhum justo, absolutamente nenhum !

O grande tema de Romanos é a fé em Cristo como a única base de aceitação do homem por Deus. Com grandes milícias e argumentos poderosos, Paulo declara que a observância da lei servia apenas para condenar o pecador. E afirma que o orgulho judeu da herança espiritual a dívida da aliança de Deus com Abraão jamais substituiria a fé pessoal.

Escrevendo a esses dois grupos de pessoas interessadas num novo relacionamento através de Jesus Cristo, Paulo ensina que o único privilégio do judeu, conhecer a lei de Deus não lhe trazia nenhuma vantagem sobre o gentio, que via a salvação em termos de boas obras.
É preciso frisar Que seu caminho não é nem a observância fiel da tradição religiosa, nem o acúmulo de boas obras a fim de merecer o favor de Deus. A salvação vem única e exclusivamente pela fé. Somos feitos puros justificados pelo sacrifício de Jesus na Cruz do Calvário.

Esta oferta de perdão de pecado, te libertação da depravação moral no mundo, de uma vida nova, enfim, é feita a todo aquele que olhar para Deus com fé em Jesus Cristo. O quinto capítulo desta Epístola mostra como o sangue de Cristo, filho único de Deus, nos purificou de todo pecado.
As "boas novas" do Evangelho de Paulo São o conhecimento de que, pela fé em Jesus, tanto judeus como gentios podem mudar sua maneira de pensar e de viver.  A mensagem de Jesus não é um fim em si mesma, mas o meio através do qual somos transformados em novas criaturas em Cristo Jesus.
Entretanto, Paulo é compassivo com uma pessoa que encontra dificuldade em abandonar completamente sua vida passada para começar a andar numa nova direção.

No capítulo 7 ele fala do conflito entre duas naturezas: a do velho homem pecador, que o quer dominar, e a da nova pessoa que deseja fazer o bem ser pura. Uma vez mais afirmamos ser impossível encontrar a solução dentro de nós, pois o homem é por herança fraco, e agindo por sua própria conta voltará sempre aos seus caminhos de pecado. Jesus Cristo é apresentado Então como única solução para seu problema. Colocando sua confiança nEle, começará por fim a viver uma nova vida em Cristo.

É por essa razão que ele inicia o magnífico capítulo 8 com estas palavras: 
"Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Porque a lei do Espírito da vida em Cristo Jesus te livrou da lei do pecado e da morte."
Romanos 8. 1 e 2

À proporção que você for lendo este capítulo, perceberá como é possível a Vitória espiritual, e quão importante é conservar a sua mente ---- seus pensamentos --- fixos nas coisas espirituais e não nos prazeres do pecado. Não estamos sozinhos, porém, o Espírito 
"nos assiste em nossa fraqueza
e defende a nossa causa diante de Deus.
Romanos 8. 26 e 27

Entre as afirmações maravilhosas que podemos encontrar nesta carta aos romanos, vamos examinar esta:
"Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o Seu propósito."
Romanos 8:28

Muita gente é capaz de citar estas palavras de cor, mas bem poucos compreendem o seu real significado. Alguns as interpretam dizendo que: "tudo o que acontece é bom".
 Isso é tolice. 
O mal acontece, e isso não é bom. Paulo se refere aí as vicissitudes da vida, àquelas "coisas da vida" desagradáveis, chocantes, assustadoras que acontecem no dia-a-dia de qualquer família.

Como nos ajustarmos a essas crises e choques ?
Será que Deus ignora ?
Será que Ele se preocupa com o que acontece conosco ?
Paulo declara que Deus sabe e que Ele realmente se preocupa. 
E acrescenta que para aquelas pessoas que amam a Deus,  não há acidentes, mas apenas as coisas que cooperam para o nosso bem, mesmo que não lhes compreendamos a razão. Paulo ensina os Romanos (e a nós também) que Deus tem um propósito para nossa vida, o qual, enquanto nEle mantivermos nossa confiança, jamais poderá ser destruído por coisas que acontece. Estas palavras serviram de conforto a multidões de pessoas que chegaram a conhecer o poderoso amor de Deus, e sobreviveram aos problemas da vida por obra da sua fé.

Neste panorama de Romanos, quero chamar a sua atenção para o capítulo 12. Há aqui alguma das "leis de relacionamento" essenciais na coexistência dos membros da família de Deus. Devemos não só amar uns aos outros, como nos preocupar uns com os outros. Devemos sentir as necessidades e dores do nosso irmão em Cristo. Temos que viver em paz com aqueles que compartilham a vida no Espírito e evitar a vingança, cólera e desavença. 
Paulo fala como um pastor:
"Não te deixes vencer do mal mas vence o mal com o bem". 
Romanos 12:21

Novamente no capítulo 15 o mesmo tema de unidade e amor fraternal é ressaltado. 
Será que,  por causa da desunião já existente naquele tempo entre os membros da mesma família espiritual, Paulo terá pressentido a desordem da presente situação espiritual ?
Não será esta chamada, este apelo à União uma parte fundamental da Cristandade como um todo ?
Como podemos dizer que "pertencemos a Cristo" quando não amamos nosso irmão ? Estejamos atentos as palavras de Paulo nesta carta aos Romanos, e não "deixemos de lado as partes desagradáveis".

Paulo termina esta carta maravilhosa com uma oração:
"Aquele que tem o poder de nos fortalecer".
Este é o objetivo: vida diária de alegria e paz pelo poder de Jesus Cristo, nossa única esperança.

Com amor em Cristo Jesus
Lúcy Jorge
Serva do Deus Altíssimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão publicados comentários com os seguintes conteúdos:
- Palavrões;
- Ofensas;
Fique na Paz!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...